domingo, 13 de setembro de 2009

+ alguns vídeos em homenagem a todos os gaúchos













Mês Farroupilha





Durante o mês de setembro, os gaúchos, mais do que nunca, cultuam suas tradições - dia 20 é o "Dia do Gaúcho," dia que relembra a "Revolução Farroupilha" - e rememoram passagens e persongens (Bento Gonçalves, Giuseppe e Anita Garibaldi, General Neto, entre outros) daquela que foi um dos eventos mais importantes da história do Rio Grande do Sul.
A "Guerra dos Farrapos", como também é conhecida, durou de 20 de setembro de 1835 a 01 de março de 1845, teve início com a insatisfação dos estancieiros em função das alttas taxas cobradas pelo Império sobre a fabricaçõ do charque. Foi tema de uma das séries de maior sucesso da TV Globo - A Casa das Sete Mulheres. Ali, magnifcamente retratadas: a cultura, as belezas naturais, e um pouco de nossa história, o Brasil ficou conhecendo mais o nosso estado e seu povo (sua bravura, coragem, seu orgulho de ser gaúcho).

Por seu caráter separatista - seus líderes almejavam a separação do estado do restante do Brasil, com a criação da República Riograndense - , acabou influenciando outros movimentos pelo restante do país. Os farrapos foram derrotados pelos soldados imperialistas, porém o povo gaúcho sente-se orgulhoso de seus antepassados, que não tiveram medo de desafiar o poder dominante para mudar um sistema que lhes fazia infelizes.

Festividades ocorrem em todo o território gaúcho, nos Centros de Tradições Gaúchas, clubes, parques - como no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, onde é montado o Acampamento Farroupilha durante o mês, e gaúchos se reunem para celebrar a grandeza do tradicionalismo gaúcho e despertam a admiração de todos, gaudérios ou não.



Letra do Hino do Rio Grande do Sul

Como a aurora precursora
do farol da divindade
foi o 20 de setembro
o precursor da liberdade

Mostremos valor constância
nesta ímpia e injusta guerra
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
sirvam nossas façanhas
de modela toda Terra

Mas não basta pra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo

Mostremos valor constância
nesta ímpia e injusta guerra
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda Terra

De modelo a toda Terra
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda Terra

De Francisco Pinto da Fontoura e Joaquim José de Mendanha